
Centro Acadêmico de Engenharia de Produção - UFMS
Docentes
Francisco Bayardo Mayorquim Horta Barbosa
Coordenador do curso de Engenharia de Produção - UFMS (Campo Grande - MS)

Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Mestre em Agronegócios (Consórcio UFMS/UnB/UFG) (2008); Especialização em Gestão Estratégica em Agronegócios (UFMS) (2003); Administrador pela UFMS (2000); Tecnólogo em Construção Civil-Edificações pelo CESUP (1991). Tem experiência na área de Administração/Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento do consumidor; Competitividade; Marketing; Logística - Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Estoques, Logística Empresarial; Qualidade - Gestão de Sistemas da Qualidade, Planejamento e Controle da Qualidade. Atua no Curso de Engenharia de Produção/UFMS.
Alexandre Meira de Vasconcelos

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC, na linha linha de Gestão de Operações. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC, na linha de Inteligência Organizacional. Pós-graduado lato sensu em Administração de Pessoas pela UFPR. Graduado em Engenharia de Produção pela UFRJ. Autor de livros. Participa dos Grupos de pesquisa Núcleo de Estudos em Engenharia de Produção e Processos Industriais - NEEPPI, e de Geotecnologias para aplicações ambientais. Professor Adjunto A e Coordenador do curso de Pós-Graduação em Recursos Naturais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Carolina Lino Martins

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Atualmente está cursando o doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGEP/UFPE), em regime de co-tutela de tese com a Universidade de Toulouse 1 Capitole (UT1C / França). Atua como professora no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e tem experiência na área de métodos de apoio à decisão.
Josivaldo Godoy da Silva

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FEIS. Os cursos de Mestrado e de Doutorado foram realizados na UNESP/FEIS na área de Automação e Controle. Na sua carreira profissional atua nas áreas de Automação e Controle, Instrumentação Eletrônica, Metrologia e Mecatrônica, Engenharia Biomédica, Sensores, Fontes Alternativas de Energia. Atualmente é docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. O autor é filiado a Sociedade Brasileira de Metrologia - SBM possui experiência em Sistema de Comunicação Digital de Sinais.
Andréa Romero Karmouche

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no curso de Engenharia de Produção. Doutoranda em Tecnologias Ambientais pela UFMS. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instalações Elétricas Industriais, SPDA e Eficiência Energética.
Diego Rorato Fogaça

Possui Graduação em Engenharia de Produção Mecânica com certificado de Estudos Especiais em Estratégia e Organização pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP) (2011) e Mestrado em Engenharia de Produção, na linha de Análise das Organizações do Trabalho, também pela EESC/USP (2014). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Nadya Kalache

Possui graduação em Engenharia Mecatrônica (Controle e Automação) pela Universidade Católica Dom Bosco (2008) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Eficiência energética, diagnóstico energético, instalações elétricas e sistemas motrizes. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no curso de Engenharia de Produção, campus de Campo Grande-MS.
Camila da Silva Serra

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Atualmente é chefe de coordenadoria de Relacionamento Universidade Empresa (CRE/PROPP) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e professora assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em operações e processos de produção e atua com Empreendedorismo e Inovação.
João Batista dos Santos Sarmento Neto

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Paraná (2010), pós-graduação lato sensu em Engenharia e Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá e mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e Doutorado em andamento em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Participa do Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Engenharia de Produção e Processos Industriais - NEEPPI e atualmente é Professor Assistente no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Engenharia de Produção.
Saulo Gomes Moreira

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão de Energia, Eficiência energética, Smart Grids, Ergonomia e Segurança do Trabalho. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Tiago Henrique de Abreu Mateus

Possui graduação em Enganharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. , atuando principalmente nos seguintes temas: conversor multinível em cascata, eliminação seletiva de harmônicos, redes neurais artificiais, algoritmo genético e energia eólica.